Avenida das Indústrias, 600 - Eldorado do Sul - RS
(51) 3015-8080
atendimento@energiadireta.com.br

CONHEÇA ALGUNS MITOS SOBRE ENERGIA SOLAR

Existem muitas especulações sobre energia solar, boa parte delas gira em torno de mitos que são disseminados e por algum motivo ou outro as pessoas acreditam se tratar de verdades. Porém, credibilizar um mito pode ser prejudicial para a própria pessoa, uma vez que ela deixa de adquirir um benefício por não ter o conhecimento correto sobre o assunto.

Em casos como esse a melhor opção é buscar as respostas para suas dúvidas em fontes seguras, de preferência fontes que tenham propriedade para embasar o que falam, como empresas especializadas em energia solar.

Preparamos esse post com alguns mitos sobre energia solar, que vão te ajudar a ter o conceito certo sobre esse tipo de recurso que cresce cada vez em nosso país. Confira abaixo uma lista com cinco mitos desvendados!

A energia solar é cara

Atualmente, o custo do painel solar diminuiu bastante. Com o avanço da tecnologia, a produção de energia solar também aumentou. O volume da procura fez a oferta pelo recurso ser maior, fazendo os preços caírem significativamente. Além disso, a eficiência dos painéis solares tem crescido, e levando em conta o preço da energia fornecida pela rede pública, os painéis solares se tornaram ótimos investimentos, possuindo excelente custo benefício.

Os painéis solares exigem muita manutenção

É necessário limpar periodicamente os painéis solares, pois eles juntam poeira e sujeira, porém, os sistemas sem baterias não possuem partes móveis e, na verdade, quase não precisam de manutenção. A tecnologia é tão segura que os produtores muitas vezes oferecem de 20 a 30 anos de garantia. Entretanto, nos sistemas com baterias, é necessário realizar uma manutenção mais assídua e as mesmas devem ser substituídas a cada cinco ou dez anos.

Quem tem painéis solares não usa a rede pública e armazena energia em baterias

Esse é um dos mitos mais disseminados! Porém, a maior parte dos sistemas de energia solar é conectada à rede, tanto por razões financeiras quanto por razões ecológicas. Levando em conta a natureza, as baterias têm prazo de validade, e podem ser um problema ambiental se forem descartadas de maneira errada. Considerando a parte econômica, nos países em que é permitido injetar energia na rede pública, os consumidores recebem até mesmo descontos na conta de luz.

A energia solar não é segura

Sim, os sistemas de energia solar são seguros e muito confiáveis, principalmente durante os seus 25 ou 30 anos de vida útil. Segundo o EU Energy Institute, 90% dos painéis solares duram cerca de 30 anos. É interessante saber que os painéis solares são projetados para suportarem climas extremos, incluindo, chuva de granizo e até mesmo queda de galhos.

No inverno os painéis solares não produzem muita energia

Esse também é um dos maiores mitos sobre energia solar. Os sistemas de energia solar geram sim uma quantidade significativa de energia durante o inverno ou dias sem incidência solar, até mesmo quando os dias são mais curtos e a angulação do sol está diferente. E sabe por qual motivo? Ao contrário do que muitos pensam, os painéis solares usam luz e não calor, para produzir energia. Sendo assim, o clima frio chega a ser algo positivo. Quando a temperatura dos painéis solares está menor, eles são capazes de produzir mais energia renovável, quando chegam a 32°C, por exemplo, o seu rendimento começa a cair, isso porque a temperatura dos painéis solares é em média 20°C mais alta do que a temperatura real do ambiente.

Bem, esses foram os cinco mitos desvendados sobre energia solar! Para mais informações sobre energia solar entre em contato conosco. A nossa equipe estará a postos para lhe ajudar e orientar.

CONHEÇA ALGUNS MITOS SOBRE ENERGIA SOLAR. Disponível em: <https://www.portalsolar.com.br/blog-solar/energia-solar/conheca-alguns-mitos-sobre-energia-solar.html>. Acesso em: 23 ago. 2018.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *