Primeira cooperativa de energia renovável do país é inaugurada

O município de Paragominas, no estado do Pará, ganhou a primeira cooperativa de energia renovável do Brasil. A energia gerada no empreendimento através de uma microusina de energia solar fotovoltaica, será descontada diretamente da conta da concessionária.

A novidade começou a operar no mês de agosto na Cooperativa Brasileira de Energia Renovável (Coober), onde fica a microusina com capacidade de 75 KWp, potência e que deve ser ampliada em breve. A Coober foi criada em fevereiro deste ano, com base nas novas regras da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que estimulam a geração de energia pelo próprio consumidor.
A microusina reúne 288 placas fotovoltaicas que possuem capacidade de produção média de 11.550 KW/h por mês. De acordo com a cooperativa toda energia será injetada no sistema da rede Celpa. O resultado será rateado entre os cooperados e descontado diretamente na conta de energia.

Para a Coober, as vantagens de se produzir energia renovável (solar fotovoltaica) em cooperativa e não de maneira individualizada são várias. Entre elas: menor valor investido, já que os custos são divididos por 23; mobilidade na produção, os cooperados podem mudar de endereço sem se preocupar com os equipamentos; desenvolvimento de uma cultura de colaboração; melhor escolha/avaliação das opções, mais pessoas pensando com o mesmo objetivo; melhor relação com a concessionária; e tratativas mais adequadas de benefícios e isenções fiscais.

Veja a matéria completa clicando aqui …

By | 2017-11-06T04:28:52+00:00 novembro 6th, 2017|Painel Solar|0 Comments

Leave A Comment