Estamos entrando no mês de novembro e é necessário ressaltar a importância de não deixar para a última hora a homologação dos sistemas fotovoltaicos junto às concessionárias para evitar estresse e “dores de cabeça”, pois qualquer revisão que as mesmas venham a exigir em algum projeto, ou que o mesmo seja reprovado e devolvido ocasionalmente, pode acarretar em um atraso na data do pedido e expirar o prazo máximo para deixar de pagar as taxas por 23 anos. Se isso acontecer não será mais possível usufruir ao máximo todos os benefícios de quem instalou os sistemas de geração de energia até 2022 e ficou isento dessas taxas até 2045.
Mas e o que é a homologação dos sistemas?
A homologação dos sistemas fotovoltaicos é um procedimento padrão em que as distribuidoras de energia realizam a fiscalização do sistema de geração instalado em um imóvel, com as verificações se ele possui todas as especificações estabelecidas nas normas de segurança elétrica, através dos seguintes passos:
1. Solicitação da conexão do sistema de energia fotovoltaico previamente à concessionária de energia;
2. Envio do projeto para a concessionária analisar;
3. Prazo de 120 dias para realizar a instalação do sistema de energia solar fotovoltaico e solicitar a vistoria para a distribuidora de energia;
4. Vistoria por um técnico especializado (quando solicitado) e envio de um relatório à concessionária para a regularização.
5. Nova vistoria técnica a fim de autorizar a ligação da usina de geração de energia e troca do relógio por um medidor bidirecional.
Por que é tão importante a homologação dos sistemas na Geração Distribuída (GD)?
A homologação de um sistema fotovoltaico na GD é importante porque promove a segurança especialmente da parte elétrica, onde é conferido os materiais utilizados de acordo com as normas estabelecidas pelo setor elétrico, além de promover a segurança dos técnicos no momento de instalação do projeto fotovoltaico e dos consumidores que residirão ou trabalharão junto ao sistema de geração. A regulamentação proporciona a proteção e a perfeita funcionalidade da usina geradora que operará em 25, 30 anos ou mais.
A homologação propicia também que toda a energia produzida e que não foi consumida seja revertida em créditos energéticos disponíveis para que possa ser utilizado em até 60 meses por quem a gerou.
Esses créditos são uma ótima opção para serem usados nos períodos de inverno, quando temos uma incidência menor dos raios solares, ou em dias nublados, ou ainda em períodos noturnos, quando o sistema fotovoltaico não está em funcionamento.
Com a ajuda da nossa equipe você pode tornar o seu sonho em realidade e aproveitar ao máximo todos benefícios de ter o seu próprio sistema de geração de energia solar, mas lembre-se: não deixe para a última hora!
Conte conosco!
Junte-se a nós – Energia limpa e renovável – Energia Direta do sol☀️
Faça o sol trabalhar para você ✔️ Nós tornamos isso realidade ✔️
Para mais informações entre em contato conosco em qualquer um dos nossos canais ✔️